Buscar
  • Paulo JPX

Como aprender voar de asa delta

Neste artigo vou explicar o que você terá que fazer para aprender voar de asa delta, por que não existe um livro que te ensine algo que a prática é 80% do curso.

Vamos começar então pela parte teórica, e então sobrará apenas a parte prática.

1. Como a asa delta voa:

A asa delta é um planador e como tal não tem motores, para isso é necessário o vento para se manter no ar, como não tem propulsão a asa delta precisa decolar de um local alto, ou seja, do topo de uma montanha. A asa delta tem um perfil aerodinâmico que permite a mesma planar, ou seja, cair com suavidade.

Se a asa só cai como as asas conseguem ficar mais alto que a rampa onde a mesma decolou, existem duas maneiras, as duas aproveitando o vento vertical, pode ser o vento que toca no relevo e sobe (lift) ou o vento proveniente das térmicas.

Como nascem as térmicas?

Temos duas formas de térmicas, as que são desprendidas do chão por algum gatilho ou as que são oriundas das nuvens, mas que se originou de um gatilho.

O que são gatilhos térmicos?

Imagine um teto de uma casa e uma agua escorrendo por esse teto, encontra um parafuso e esta agua vai se acumulando até desprender-se e pingar. Este estudo pode ser feito analogicamente com o fluido do ar, ao invés de ser a agua é o vento correndo horizontalmente do chão e encontrando um obstáculo e parando com a chegada de mais vento e este acumulo e fricção e este r vai aquecendo até se tornar mais quente que o ar ambiente até de despregar e subir até o limite onde começa a formar as nuvens.

A nuvens formadas por este gatilho acima mencionado vai ganhando tamanho, força e energia, até que a mesma começa a puxar o ar de baixo (formando mais térmicas) e se auto desenvolvendo.

O perfil aerodinâmico funciona com a velocidade relativa do vento, uma vez voando o próprio voo faz o perfil entrar em ação, mas antes de voar, esta velocidade é dada pelo piloto da asa delta, correndo na rampa com a asa equilibrada e com um ângulo de ataque correto.

2. As etapas da parte prática

No primeiro momento é importante conhecer a asa delta e seus detalhes e tudo que configura a mesma, para que não esqueçamos de nada, nesta aula você deverá montar a asa delta, tudo muito simples e nesta montagem aprendendo o nome dos componentes.

O segundo momento é ajusta o cinto que será usado em você para se conectar a asa delta.

O terceiro momento é a atitude a ser tomada em caso de pouso forçado (cresh).

O quarto momento é correr com a asa equilibrada, claro que para isso passaremos por um momento intermediário para equilibrarmos a asa delta nos ombros.

O quinto e infinito momento é ir decolando cada vez mais alto até atingirmos um voo de 30 metros de altura e 10 segundos no ar

No próximo momento com a asa delta você fara a capotagem, você decola coma as mãos nas barras e quando a asa entra em voo você deita e segura na parte debaixo chamada de speed bar, barra de velocidade isto é capotagem e para pousar o movimentos inverso chamado de descapotagem.

Após isso você deve fazer um ou dois voos com o seu instrutor (voo duplo), apenas para se ambientar no ar.

Pronto você já pode solar.

2 visualizações
Make your Reservation
Faca sua reserva

Why  to  fly with JPXFLY?

 

 JPXFLY is composed of pilots who are competitors and therefore fly with excellence!

When choosing to fly with us, we guarantee that your flight will last as long as possible according to weather conditions.
Flying jpxfly is a dream come true!


 

JPXFLY é composta por pilotos competidores e portanto possuem  a mais alta capacidade.  Optando pela JPXFLY você fará a melhor escolha!

 

Localização | Localization: