top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo JPX

Como assim os ventos

As pessoas em geral sentem o vento, sabem que ele existe, aproveita de sua energia as vezes sem se dar conta, mas não tem noção de como são produzidos, de onde vem, pra onde vão.

Os ventos movimentam barcos a vela, wind surf, kite surf, claro asa delta, parapente....

Mas os ventos também movimentam moinhos, cata ventos gerando energia eólica que atualmente esta na moda por ser limpa.

Por isso temos que ter o mínimo de conhecimento sobre esse nosso "amigo", o vento.

Nossa "presidenta" já quiz armazenar o vento e antes de cometermos alguns descalabros como a da antiga presidente segue abaixo uma simples explicação.

Em primeiro momento temos que definir o vento, o ar em movimento. Após a definição de vento vamos tratar o ar como o que ele é, um fluido como a água.

Agora imaginemos duas caixa d'agua, ligadas por um cano em sua base. Uma caixa cheia e outra vazia, no momento que abrirmos a passagem de agua pelo cano qua as liga a água sairá da mais cheia até a mais vazia, pelo princípio dos vasos comunicantes ou simplesmente (DDP) diferença de pressão. O fluido sempre vai da alta pressão para a baixa pressão.

Transferindo a explicação acima para o vento tem um local que esta esquentando, o ar esta ficando mais leve e esta subindo deixando um espaço vazio que será preenchido por outro ar vindo de um lugar mais frio, frio alta pressão quente baixa pressão.

Este vento ajuda e muito o piloto de asa delta, se o piloto de asa delta que ir pra um determinado lugar e este vento também esta indo no mesmo sentido o trajeto será executado mais rapidamente. Isso ocorre também com aviões que as vezes o contrário também é verdadeiro o avião voando contra vento e demorando mais para chegar.

O piloto de asa delta ou paramente aproveita o vento horizontal e também o vento vertical chamado de térmica.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page