top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaulo JPX

Decolando de Asa delta rebocado

Em alguns lugares não existe montanha e para voar de asa delta precisamos ser rebocado por um trike ou um dragonfly, que é um avião que voa muito lento facilitando assim o reboque de asa delta.

Neste artigo vou dar algumas dicas para quem nunca voou rebocado por um trike ou dragon fly.

Em abril de 2018 fui para uma competição de asa delta na Florida e nesta competição a decolagem era rebocada. Tudo diferente, nunca tinha feito uma decolagem deste tipo, ja tinha sido rebocado por um carro ma é bem diferente. Me aconselharam fazer um voo duplo com um piloto que ja dominava o reboque ao invés de ir direto.

O que aconselho voce a fazer, vá direto voar rebocado casa voce seja um piloto que domine seu equipamento.

1. Velocidade, por mais lento que seja o dragonfly ou o trike voará rápido em relação a sua asa então para minimizar a força que fara para segurar o nariz da asa ja que terá uma tração puxando a asa, decole com no mínimo 50% de VG.

2. Mantendo-se na mesma linha do reboque, voce não poderá voar nem mais alto e nem mais baixo que o seu rebocador, para facilitar o voo dois, para manter esta altura certa voce estará picado com o speedbar na altura da sua cintura e para aliviar na altura do seu peito, este é o seu limite, cintura e peito, aí que voce vai trabalhar, fique atento ao piloto do rebocador, se o piloto levantar a mão é para voce subir se ele abaixar a mão, é pra voce descer, sempre no limite cintura e peito.

3.Não deixa a corda afrouxar pois quando ela voltar a esticar dará um tranco e provavelmente seu fusível arrebentara. Então se preocupe só com a altura quando o reboque virar ele te puxara para atrás dele se fizer a curva a corda afrouxara.

4.Preparativos do equipamento, todas as cordas do seu cinto devem estar enroladas e prezas para não agarrar no carrinho de reboque.

5.Correções, devem ser feitas rápida, ou seja corrige e volta.

6. Não tire os olhos do rebocador os sete minutos mais longos da sua vida até o piloto mandar, balançando o braço para voce soltar.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page